Se você ainda não usa o WhatsApp como ferramenta para suas estratégias no marketing digital, você está perdendo tempo, e provavelmente dinheiro.

Com todas as atualizações constantes de novas maneiras de trabalhar com seu negócio online, e sobre como aumentar seu alcance, se torna também fundamental falar sobre WhatsApp e o que ele pode fazer por você.

Para entender melhor sobre como ele funciona, e como pode se tornar um grande aliado para o seu sucesso, continue com a leitura do artigo até o final.

Por que utilizar o WhatsApp em sua estratégia online?

Antigamente, era impossível imaginar que um cliente poderia conversar com algum representante da empresa de maneira impessoal ou fora do básico que as opções do telefone podem oferecer.

Com o tempo, observamos diversas melhorias entre essa comunicação e pudemos observar que grandes marcas estão investindo cada vez mais em criar um relacionamento com seu público.

Essa é, sem dúvida, uma das melhores estratégias de marketing digital do momento. E é claro, que o WhatsApp não poderia estar de fora dessa realidade.

Através de suas funcionalidades, ele torna a conversa entre pessoas muito mais rápida, permitindo envios de imagens, áudios, documentos, chamadas de vídeo e tantos outros recursos.

Porém, em sua versão business ele tem ainda mais a oferecer para você, sua empresa e seus clientes.

Ele permite uma maior comodidade, considerando que é possível programar respostas automáticas, criação de listas de transmissão e uma maior proximidade com seu público.

Além disso, ele também permite que a pessoa que deseja entrar em contato com você, se sinta mais próximo, porém sem deixar de lado o profissionalismo necessário.

Tudo isso, sem perder o profissionalismo necessário.

Abaixo, você terá acesso a algumas maneiras de utilizar a ferramenta em sua empresa. Confira:

Melhore seu relacionamento com os clientes

Quando um cliente adquire um produto, ele passa a ter uma certa ligação com a marca, e manter um relacionamento pós compra é uma excelente estratégia.

É importante estar presente durante o processo da compra, mas também é importante demonstrar interesse na satisfação do cliente após o processo.

Afinal de contas, muitos deles podem ter dúvidas e não se manifestarem, não aproveitando o produto e correndo o risco de avaliar de uma maneira negativa todo o resultado.

Você pode criar um canal apenas para tirar dúvidas dos seus clientes, falar com eles como um serviço de SAC mesmo, e deixar claro que está disposto a fazer da experiência dele com a sua marca, a melhor possível.

Pense em todas as possibilidades que podem dar errado, e ofereça soluções através do WhatsApp Business.

Divulgue novos serviços e produtos

Você pode criar uma lista de transmissão com todos os seus clientes interessados em receber notícias a respeito de novos produtos ou serviços.

E, através dessa lista, divulgar de maneira estratégica todas as vezes que você tiver novidades ou promoções.

Mas não se esqueça, que essa ferramenta é excelente para que seus clientes e potenciais clientes não se esqueçam da sua marca, porém precisa ser utilizada com cautela.

Ninguém gosta de receber informações em excesso, ainda mais sobre vendas, e você ocorre o risco de ter o número bloqueado caso extrapole.

Planeje então, uma estratégia viável e que seja interessante para você que irá divulgar sua marca, mas que também seja interessante para o cliente.

Não envie apenas por enviar, como se dependesse disso para conquistar mais pessoas, pois essa tática não é completamente efetiva, e você pode se tornar indesejado.

Conclusão

Invista em ferramentas eficientes nas suas estratégias de marketing digital, e não se esqueça de novas possibilidades, como é o caso do WhatsApp.

Utilize todo o potencial que ele tem para a sua marca, e colha os frutos desse investimento!